quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pão de batata

Gente, cade a minha inspiração pra escrever? Saíram tantas coisas gostosas da minha cozinha na última semana e eu simplesmente não estou conseguindo colocar no papel! Pão de batata, torta de frango, atum com batatas ao forno e agora to no meio de uma quiche de espinafre e ricota. E eu aqui, mais uma vez, olhando para a tela do computador esperando as palavras certas. Escreve. Apaga. Escreve. Apaga. Vamos ver se agora sai! Essa receita de pão de batata é relativamente simples. No meio do caminho parece que vai dar tudo errado, mas dá certo. Então, não tenha medo e vá em frente! Fica uma delícia! Bati no liquidificador 50 gramas de fermento biológico, 2 copos de leite morno e 1 colher de açúcar. Coloquei essa mistura em uma tigela e juntei 2 batatas grandes cozidas e amassadas, 1 colher de sal, 1 colher de manteiga, 4 gemas, 2 claras e farinha. Essa é aí que parece que tudo desandou: fui juntando farinha e amassando a massa até ela pegar liga e isso demorou um pouco. Usei quase 1 quilo de farinha. Quando finalmente aconteceu, deixei o pão descansar 1 hora, depois coloquei em uma assadeira e deixei descansar mais 20 minutos. E não é que o bicho cresceu? De montinho redondo humilde, foi para essa massa amorfa enorme:


Que medo!
Dessa massona, tirei várias bolinhas de massa e coloquei nas assadeiras. Pincelei os pãezinhos com 1 ovo batido misturado com uma colher de manteiga derretida (cerca de 10 segundos no microondas) e levei ao forno. Deixei assar até ficarem dourados, o que levou cerca de 40 minutos (depende do forno). Para minha felicidade, o resultado foram 20 paezinhos gordinhos, corados e fofinhos! Que orgulho de mim!

Pães de batata da Cris
Quentinho, com manteiga. Huuuuuummm!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário