terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pão de abobrinha e grãos

Prometi para mim mesma que essa semana começaria a tirar o atraso do blog e cá estou, cumprindo a minha promessa. Os últimos meses foram uma loucura. Quando todos começaram a desacelerar, o bicho começou a pegar no escritório e as férias de fim de ano se transformaram em dias e noites e fins de semana de muito trabalho. Ou seja: pouca produção na cozinha e menos ainda tempo e inspiração para escrever. Aí eu tenho que inventar introduções um pouco mais longas (como essa) para pegar o gancho da receita propriamente dita. Escolhi essa receita no livro Dona Benta para dar cabo de alguns ingredientes que já tinha e porque achei a combinação interessante. Não é difícil de fazer e o resultado é muito bom - apesar de parecer mais um bolo do que um pão. Misturei em uma tigela 1/ xícara e meia de farinha de trigo, 1 colher de chá de canela em pó, 2 colheres de fermento em pó, 1 xícara de açucar mascavo, 2 colheres de aveia em flocos, 2 colheres de semente de linhaça, 2 colheres de semente de girassol (a receita indicava gérmen de trigo, mas eu não tinha) e um pouco de noz moscada e sal. Misturei em outra tigela 2 ovos, 1/2 xícara de óleo e 1/4 de xícara de iogurte e juntei à parte seca da receita. Misturei bem até formar uma massa homogênea, acrescentei 1 xícara de abobrinha tipo pescoço ralada (a receita indicava abobrinha italiana, mas eu também não tinha...rs) e continuei misturando até a abobrinha se agregar bem à massa. Levei ao forno pré aquecido, em uma forma para pão untada de óleo, durante cerca de 40 minutos. Ficou delicioso!!! Mas fala sério se não tá mais pra bolo?

Pão (sério isso, bicho?) de abobrinha e grãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário