sexta-feira, 8 de abril de 2016

Nhoque de batata doce com farinha integral

Posso falar? A produção do marido de ontem ficou de dar inveja a qualquer entusiasta da culinária (como eu)! 

Não é novidade que a batata doce é considerado um "super alimento", que tá super na moda. É fonte de vitamina C, fibras e potássio e ainda contém betacaroteno, que ajuda a dar aquele boost no bronzeado. Mas o que muita gente não sabe é que é 2 vezes mais calórica do que a batata normal e também tem mais carboidrato. Nem tudo é perfeito nessa vida...

Mas o que importa é que além de muito nutritiva, é uma delícia, é versátil e (quase) todo mundo gosta! O preparo dessa receita de nhoque é bem simples e relativamente rápida. Basta um pouco de disposição pra colocar a mão na massa! 

O Julio (vulgo marido) cozinhou cerca de 800 gramas de batata doce na panela de pressão até ficarem bem macias. Passou tudo em um amassador de batatas, esperou esfriar e acrescentou 1 ovo e farinha integral aos poucos, trabalhando a massa até desgrudar das mãos (ele disse que usou apenas 3 colheres de farinha - será?). 

O próximo passo ficou meio obscuro. Perguntei em quantos pedaços ele dividiu  a massa para fazer os rolinhos e cortar o nhoque e a resposta foi "Não tem essa de dividir a massa. Fui tirando aos poucos, fazendo os rolinhos e cortando os nhoques". Entendeu? Nem eu. Então, faça essa parte como achar melhor. O importante é esticar pedaços da massa enrolando-as com as mãos em uma superfície lisa e depois cortar os nhoques, bem, no formato e tamanho bom, de nhoques...rs (sugiro uns dois dedos). 

Depois, foi só cozinhar todo mundo em muita água fervente com sal até subir à superfície. Não coloque todos de uma vez, senão grudam. 

O molho foi esse aqui. O Julio só colocou umas folhinhas a mais de alecrim e manjericão frescos picados para dar um up. 

Para dar aquele toque final, coloquei os nhoques em uma forma refratária, cobri com o molho, salpiquei parmesão ralado e levei  ao forno médio até o queijo derreter. 

Depois foi só comer Sobrou marmitinha pro dia seguinte, oba!!!


Ta aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário