sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pão integral caseiro

Acabaram-se as desculpas para não fazer pão! É demorado. Faz a maior sujeira. Tem que sovar. Tem que usar fermento biológico e estraga rápido. Nada disso! Essa receita que eu peguei no site Panelinha é rápida, fácil e feita com fermento em pó! Se ainda assim você não tomou coragem pra fazer o seu pão, leia os ingredientes descritos nas embalagens dos pães integrais industrializados que você se convencerá rapidinho a colocar a mão na massa! Eu ando tão indignada com o monte de porcarias que a gente engole (literal e figurativamente) que essa coragem toda bateu em plena segundona à noite (ia publicar terça, mas entrou uma tradução de mais de 13 mil palavras pro dia seguinte, aí já viu! Só consegui voltar retomar as coisas hoje).

Tudo começou assim, misturando os ingredientes secos - 2 xícaras de farinha de trigo integral, 2 xícaras de farinha de trigo branca, 2 colheres de fermento em pó e 1 colher de sal (tudo de chá).


Mentira! Tudo começou acendendo o forno, em temperatura alta! rs

Continuando, fui acrescentando aos poucos 400 ml de água (2 xícaras e 1/3), mexendo tudo com uma espátula para incorporar bem os ingredientes. Quando começou a ficar difícil de misturar, passei a manipular a massa com as mãos, até ficar mais homogênea (não precisa sovar). Não estranhe, ela é um pouco grudenta mesmo, mas até que fica bonitinha!

Esse copo não é meu! rs
Coloquei a massa em uma forma de bolo inglês média, ajeitei com uma espátula e fiz um corte no meio. Depois de uns 40 minutos de forno (até começar a ficar dourado), o que saiu foi essa lindeza aí!

Pão integral fresquinho, fofinho e caseiro em pouco minutos!