sábado, 8 de abril de 2017

Pâte brisée - massa podre salgada

Sabe aquela famosa massa podre para tortas, que é super crocante e derrete na boca? Como quase tudo nessa vida quando se fala em comida, é uma receita da culinária francesa e, como não poderia deixar de ser, tem nome fresco: pâte brisée. Ela é a base de todas as minhas receitas de torta - o que torna a minha vida na cozinha, digamos, um inferno...rs. Os ingredientes tem que estar gelados, não agregam fácil, se tá calor, desanda, enfim, o processo é meio complexo (digo isso porque geralmente faço de dez pra cima. Semana passada, por exemplo, fiz quase cinquenta numa tacada só!). Mas não se assuste! Quando você vai fazer uma ou duas, por puro lazer, vale mais do que a pena colocar a mão na massa! Preparado?

Comece separando os ingredientes (pra não precisar ficar caçando as coisas com as mãos cheia de farinha): 300 gramas de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa rasa de sal, 150 gramas de manteiga gelada cortada em cubos, 1 ovo batido, água gelada. Peneire a farinha em uma tigela grande e misture o sal. Acrescente a manteiga e misture com a ponta dos dedos, desfazendo os cubos e agregando-os à massa, até ficar com a consistência de uma farofa grossa. 


Primeiro passo: agregando a manteiga.

Adicione o ovo e continue misturando com as mãos, tentando agregar todos os ingredientes. Acrescente água aos poucos, 1 colher de sopa por vez, e continue amassando com as mãos até conseguir formar uma bola. Não se deve sovar a massa, apenas amassar delicadamente, juntando os ingredientes. Ela não fica totalmente lisa, mas é assim mesmo.

Sua massa deve ficar assim - ou algo parecido... 

Embrulhe-a com filme plástico e deixe no refrigerador por 30 minutos. Para abrir a massa, abra e corte ao meio um saco plástico próprio para alimentos. Umedeça uma superfície lisa (pia, bancada, mesa) e "grude" uma das partes do saquinho. Separe um pouco mais do que a metade da massa, dê uma achatadinha com as mãos e coloque a outra metade do plástico em cima. 

Massa aberta entre os plásticos.

Abra com o rolo delicadamente, até sobrar 2 dedos para fora da forma. Coloque a massa na forma, virando o plástico sobre ela e acomodando com as mãos. Recheie com o que quiser deixando um pouco de espaço da borda. Abra parte restante da massa da mesma forma e cubra a torta. Para fechar, pressione a cobertura contra a parte da base da massa que ficou pra fora, pressionando a base da forma (cortando e dispensando a massa que sobrou), e depois belisque toda a borda da forma. Para evitar que a massa encolha, deixe alguns minutos no congelador (no máximo, 5)


Tortas enformadas, prontas para serem finalizadas!

Depois é só pincelar gema na superfície e levar ao forno alto por entre 30 e 40 minutos! Quer fazer uma torta doce? Substitua o sal por açúcar ou para uma base neutra, não coloque um nem outro. Faça e comprove: é a melhor massa para tortas de todos os tempos!


O resultado é esse aí!





Nenhum comentário:

Postar um comentário