terça-feira, 11 de julho de 2017

Massa integral com óleo de coco para tortas doces

99 entre 100 brasileiros são apaixonados por doce! Vejo a galera maneirando no arroz e feijão, mas nunca abrindo mão do pudim de leite no buffet! Homem, mulher, criança, idoso, não há quem não abra um sorriso ao ver a mesa de doces num casamento. Por outro lado, cada vez mais pessoas estão se preocupando buscando alternativas para uma alimentação mais saudável, sem abrir mão do sabor! Por isso, há algum tempo tenho pensado em outra opção de gordura para tortas doces que não fosse a manteiga e escolhi o óleo de cocoE não é que deu certo? A receita é bem parecida com a dessa massa básica para tortas doces

Em uma tigela grande, misturei 300 gramas de farinha integral, 2 colheres de sopa de açúcar orgânico e 6 colheres de sopa de óleo de coco (nessa ordem) e misturei com uma colher. Fui adicionando água aos poucos, colher por colher (acho que foram), e amassando com as mãos até conseguir formar uma massa homogênea. Fiz uma bola, enrolei no papel filme e deixei na geladeira por 30 minutos. 

Para o recheio, cortei ao meio e fatiei em meia lua 1/2 quilo de maçã (dispensando a parte do meio com o caroço), misturei 100 gramas de açúcar mascavo, 30 gramas de amido de milho e o suco de 1 laranja. 

Abri um pouco mais da metade da massa com um rolo de macarrão, forrei uma forma redonda com fundo removível (de 23cm), despejei o recheio, abri a outra parte e fechei a torta. Fica bem gordinha!

Salpiquei açúcar de confeiteiro e canela em pó e levei ao forno alto por 30 minutos (meu forno é a gás e meio capenga, observe a potência do seu e aumente ou diminua o tempo. A superfície da torta deve ficar levemente dourada).

Prontinha pra ir pro forno!

Posso falar? Ficou fenomenal! A massa fica bem neutra, mas a doçura do sabor compensa! Nem o tradicional gostinho acentuado da manteiga faz falta! 

Pedaço do bom caminho! 💓


Nenhum comentário:

Postar um comentário