segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Risoto de espinafre com queijo gruyére

Como quase toda segunda, saí desbravando a minha geladeira em busca do que viria a se transformar em janta. Claro que a gente nunca quer o que tá lá dentro, mas como o fim de semana foi a maior gastança, melhor se conformar e fazer o que dá com o que tem. 

Tudo parecia sem graça. Não sobrou nem uma carninha do churras de sábado pra contar história. Domingo, rolou um SpoonRocket porque a cozinheira aqui passou quase todo o dia na cama, por conta de um mal-vindo resfriado. Quase me dando por derrotada, me lembrei do espinafre que tinha sobrado do nhoque e de um pedaço de queijo gruyére que estava congelado há algum tempo e voilá! Definido o cardápio da noite!

A receita básica de risoto é refogar o arroz arbóreo com cebola e alho, acrescentar um pouco de vinho branco, temperar com sal e pimenta do reino, mexer até secar e depois ir acrescentando água ou caldo de alguma coisa (legumes, frango ou carne) até o grão ficar quase cozido. Ficou? Misture o que você quiser, deixe no fogo até o ingrediente cozinhar (se já estiver cozido, só mais uns 5 minutos) e finalize com manteiga e queijo parmesão (ou outro) ralado. As quantidades dependem do número de pessoas que você quer servir.

Para duas pessoas, usei:

150 gramas de arroz arbóreo cru
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de espinafre cozido
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de queijo gruyére ralado
1/2 colher de chá de sal rosa
1 colher de café de pimenta branca moída

Seguindo esse passo a passo aí em cima, risoto nenhum dá errado! 

O risoto é um prato extremamente versátil, que dá pra fazer em
poucos minutos e quase com qualquer coisa. Ótima opção
pra dar uma cara nova a qualquer ingrediente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário