quinta-feira, 19 de julho de 2012

Panquecas

Definitivamente eu não sei fazer panquecas. Já tentei algumas vezes, mas elas sempre saem deformadas, pequenas ou grandes demais. O gosto sempre fica ótimo, mas a aparência só é salva pela cobertura de molho e queijo ralado. Sexta passada me arrisquei novamente, sem sucesso. De qualquer forma, o procedimento foi o seguinte. Parte 1: a massa. A receita que eu fiz usa 1 copo de leite, 1 copo de farinha, 1 colher de sopa de óleo e uma pitada de sal. É só bater tudo no liquidificador e fritar pequenas quantidades dessa massa numa frigideira plana e de bordas curtas. Coloquei a massa diretamente do copo do liquidificador na frigideira, mas acho que se tivesse usado uma concha média, as panquecas ficariam mais uniforme. Ambos os lados da massa devem ser fritos, até ficarem levemente dourados. Parte 2: o recheio. Fritei uma cebola em um pouco de óleo e quando ficaram douradas, adicionei meio quilo que carne moída. Temperei a carne com sal e pimenta do reino na panela mesmo, mexendo bem para ficarem soltinhas, e quando a carne estava cozida, adicionei meia lata de ervilhas. Misturei bem meio copo de água e uma colher de chá de amido de milho e adicionei na carne, para a engrossar. Deixei cozinhar mais um pouco até levantar fervura e desliguei. Parte 3: o molho. Cebola picada frita na manteiga (ou azeite ou óleo) + molho pronto + um pouco de água. É só deixar ferver. Eu complemento com um pouco de sal, açúcar e ervas, para ficar mais encorpado e saboroso. Parte quatro: ufa!, a montagem. Coloquei cerca de duas colheres de recheio em cada panqueca e enrolei. Acomodei as panquecas em uma forma refratária retangular, cobri com molho e salpiquei queijo ralado. Deixei no forno por uns 15 minutos, até o queijo ralado ficar levemente dourado. O processo é um pouco demorado,  porque envolve a preparação de vários itens, mas é relativamente simples. Tem gente que gosta de servir com arroz, mas eu acho que é carboidrato demais, então servi com com salada. 
Me fala se isso é panqueca que se apresente?

Aí veio o Julio cheio de razão e fez a dele. 
Hahahahahaha!!!!!

Mas escondidas debaixo do molho ficaram uma beleza!

2 comentários:

  1. Boa tarde Cris, desculpe a invasão, sou amiga da Juliana Monteiro e como você adoro cozinhar, eu adoro panquecas e no começo também tive dificuldade, mas tenho umas dicas se quiser experimentar acredito que vai gostar.
    1º Use mesmo uma concha assim você consegue espalhar a massa na frigideira com moviemntos circulares.
    2º Não deixe a frigideira ficar muito quente e para virar para ser mais fácil e rápido use uma segunda frigideira para virar a massa.
    Quanto aos ingredientes, acrescente 1 ovo, 1/4 de uma cebola e 4 colheres de mussarela ralada, tudo nessa mesma medida que fez a panqueca. Vai dar um sabor bem gostoso e ficar mais maleável.
    Espero que goste. Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia! Tudo bem? É um prazer receber a sua visita e a sua mensagem! Muito obrigada pelas dicas! Vou usá-las da próxima vez e depois eu publico pra mostrar como ficou. Beijão

    ResponderExcluir