terça-feira, 17 de março de 2015

Torta de peito de peru com Catupiry

Fazia tempo que eu queria testar essa receita e semana passada eu consegui. Deu tão certo que incluí no meu cardápio! A preparação é um pouco trabalhosa mas com um pouco de prática, como tudo na vida, você vai tirar de letra! Quer experimentar? Entra no meu site www.crispirinha.com.br e faça seu pedido! Ou então, arregace as mangas, coloque o avental e bora pra cozinha! Primeiro fiz o recheio: refoguei 1/4 de cebola triturada no mixer em 1 colher de sopa de azeite. Juntei 300 gramas de peito de perú triturado no processador, 200 gramas de requeijão cremoso (Catupiry) e 1 xícara de leite. Misturei tudo até o requeijão derreter e os ingredientes se incorporarem. Temperei com sal, pimenta branca moída e ervas de provence secas. Misturei bem e desliguei o fogo. Reservei. Em uma tigela grande, adicionei 300 gramas de farinha de trigo peneirada, sal e 150 gramas de manteiga sem sal gelada cortada em cubos. Misturei tudo com a ponta dos dedos até a massa ficar com a consistência de uma farofa. Juntei um ovo batido e misturei com a mãos, até começar a formar uma massa mais grudenta. Adicionei cerca de uma colher de sopa de água, aos poucos, e fui amassando até a massa ficar homogênea. Esse processo não é demorado, pois a massa não deve ser sovada. Amasse apenas até conseguir formar uma bola lisa. Embrulhe-a em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Divida a massa em duas partes, coloque uma das partes sobre um saco plástico culinário esticado sobre uma superfície plana, cubra com outro saco, achate levemente com as mãos e abra delicadamente com um rolo. Acomode a massa em uma forma com fundo removível própria para tortas (a minha tinha 20 cm de diâmetro e por isso sobrou um pouco de massa), com a ajuda do plástico de baixo. Preencha toda superfície da forma com a massa, com bastante cuidado, e depois retire o plástico. Coloque o recheio já frio, abra a outra parte da massa e cubra a torta da mesma forma. Separe e bata uma gema e pincele na superfície da torta (tem gente que coa a gema, eu acho desnecessário). Faça um pequeno corte no meio da torta, para que o vapor saia ao cozinhar, e leve ao forno alto por cerca de 30 minutos. Depois é só tirar a obra de arte do forno, desinformar com muuuuito cuidado e servir sozinha ou com uma saladinha. Dá até dó de comer, de tão bonita! Ou não...rs


Minha obra de arte. Orgulho :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário