terça-feira, 18 de abril de 2017

Missão resgate Páscoa 1: canapé de salmão, quiche de brócolis com palmito e creme de abacate com calda de chocolate

Segunda pós Páscoa não tem jeito! Sobra comida da sexta-feira santa, do churrasco de sábado e do almoço de domingo. Então, segunda é dia de salvar tudo! E eis que bateu a maior inspiração de todos os tempos e eu cozinhei um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Sem gastar um tostão! Resgatando, além das sobras do feriado, todos os ingredientes que estavam pra vencer na minha geladeira, preparei um jantar de respeito, em poucas horas, para uma porção de pessoas! Hi five! 

O cardápio da noite foi: canapés de salmão (peixe + pão do brunch de domingo), quiche de brócolis com palmito (creme base de brócolis + palmito que sobraram da produção de tortas e quiches) creme de abacate (avocados que sobraram da comida mexicana) com calda de chocolate meio amargo (tem uma barra há meses na minha dispensa que, aliás, ainda não acabou). Rá!

Comecei preparando o patê para o canapé. Simples demais! Despedacei cerca de 1/2 filé de salmão assado que sobrou com as mãos, temperei com sal, pimenta do reino branco, salsinha picada e azeite e misturei com 1/2 pote de cream cheese até formar uma pastinha. Fatiei uma ciabatta pequena e coloquei no forno por 5 minutos. Costumo servir já montados, em uma bandeja, tábua ou prato, mas ontem servi em pratinhos individuais, pois assim o patê não deixa o pão úmido e se sobrar, é só guardar as torradinhas. Fica um charme!

Salmão do feriado de roupa nova!

Para a quiche, usei essa receita aqui! Apenas adicionei 1 xícara de palmito picado ao creme de brócolis e salpiquei a superfície com bastante queijo parmesão. Servi com uma salada de alfaces variadas. Não precisa de mais!

Dupla básica: quiche +salada

Por fim, preparei um creme de abacate rapidão com os avocados que sobraram da comida mexicana da semana passada (Rá!). Derreti 100 gramas de chocolate meio amargo no microondas, aquecendo durante 1 minuto em potência alta (em um pote de vidro refratário). Retirei do microondas, acrescentei um pouquinho de água e misturei bem, até todo o chocolate derreter e reservei. Bati no liquidificador 2 avocados, 1 copo americano de leite e 1/2 pote de iogurte. Com uma colher bailarina, passei chocolate em toda parte de dentro de 3 taças de café e completei com o creme de abacate. Fiz uma versão mais light, colocando apenas 1 colher de sopa de chocolate na superfície. Deixei na geladeira até hora de servir. 

Teve sobremesaaaaaaa!!!!
Entre um taça de vinho e outra e muitas horas depois, lá se foi a nossa segunda! Com direito a sobremesa e tudo!

Não perca amanhã a segunda parte do Missão resgate Páscoa! O salvado da vez será o rosbife! Até lá!

The end!

Gostou desse post? Curta, compartilhe, comente no Facebook, Instagram ou Pinterest!

Para ficar por dentro de todas as dicas, receitas e novidades, siga a gente por e-email!

Nenhum comentário:

Postar um comentário