quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Desafio Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão, dia 12: abobrinha viajante = pizza de abobrinha!

Poucas coisas são mais simples e prazerosas no mundo do que preparar um bela massa. Pode ser de torta, de pão, de pizza... o que importa é a sensação de relaxamento que focar em uma atividade trás e depois ver a beleza da transformação de uma massa plana e sem graça naquela coisa fofa, dourada e cheirosa!

Domingo foi dia de salvar 1 das 2 abobrinhas do sítio que estavam na geladeira. Foram trazidas do sítio pelo Peter (meu paidastro e amigo do peito!) há umas 2 semanas, voltaram para o sítio no feriado com a intenção de serem grelhadas na churrasqueira, ficaram esquecidas na geladeira do sítio e depois voltaram para a minha. Então, um fim digno era mais do que merecido!

Pra começar, meu marido, também conhecido como Julio, preparou uma massa como manda o figurino

Em uma tigela grande, ele misturou 1 xícara de chá de leite , 2  colheres de sopa de açúcar cristal, 1 colher de sopa rasa de fermento biológico seco e 1 colher de chá de sal e depois foi acrescentando aos poucos 2 xícaras de chá de farinha de trigo.

Depois, colocou a massa (ainda meio grudenta) em uma superfície enfarinhada e foi adicionando mais farinha e sovando, até obter uma massa lisa e homogênea.

Colocou de volta na tigela, cobriu com um pano de prato limpo e deixou descansar até a massa dobrar de tamanho (o tempo vai depender da temperatura ambiente).

Nesse meio tempo, ralei 1 abobrinha pequena e cerca de 100 gramas de queijo mozarela (pasmem, a grafia é essa assim mesmo!).

Julião abriu a massa com um rolo, cobriu com uma camada bem fina de molho de tomate, acomodou a abobrinha ralada em cima e cobriu com a mozarela.

Depois de 10 minutos no forno médio, já estava linda e brilhante, prontinha pra comer!


Pizza de massa caseira com
abobrinha orgânica! Um luxo!

Se você não faz massa em casa porque acha difícil, demorado e faz muita bagunça...bom, pelo menos em relação à esse último quesito você tem razão!rs Mas quanto aos outros, terei que discordar e até te desafiar! Juro que, contando com a preparação da massa, do recheio, e o intervalo para a massa crescer , não dá 1 hora! O tempo de sova também não precisa ser muito longo e a massa é só fácil e gostosa de manusear! Momento relax total! (Sou suspeita...rs).

Maaaaas, se  você quiser uma massa mais rápida e prática, essa receita que usa fermento em pó tradicional, de bolo, é a ideal! Dá um pouco mais de trabalho abrir, pois é mais elástica, mas é muito fácil de preparar e muito, muito saborosa!

Antes de pensar em encomendar a próxima pizza, dá um olhadinha nesse post pra se inspirar a fazer a sua própria! Chame os amigos, abra uma garrafa de vinho e mãos à obra! A diversão é garantida!




Nenhum comentário:

Postar um comentário