quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Desafio Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão, dia 13: espaguete caseiro com abobrinha (de novo) e tomate seco!

Tempo de preparo: aproximadamente 40 minutos.
Nº de porções: 2 saradas ou 3 normais
Complexidade: moderada

Quando a gente fala em "molho" para massa, logo pensa em um molho propriamente dito - de tomate, branco, rosé - no qual a massa fica meio imersa.

Mas a verdade é que quando se trata do assunto, a criatividade - e o que você tem na geladeira, claro - é que mandam! Os ingredientes que podem ser usados e as formas de preparo são infinitas!

Já quando se fala em massa caseira, o que vêm à cabeça é bagunça, trabalho, demora. Mas vamos ser honestos, a bagunça é inerente ao ato de cozinhar. No momento em que você decide ir para a cozinha, já sabe que vai sujar louça, superfícies, utensílios, etc. Trabalho? Mentira. É só misturar tudo, amassar por alguns minutos e depois cortar. Demora, muito menos! A não ser que você decida fazer, digamos, um cappeletti, não se gasta mais do que 2o minutos pra preparar uma massa. 

Então, por favor, sempre que possível, prepare a sua própria massa! É mais saudável! É mais gostoso! É mais barato!

Julião que, mais uma vez, se dispôs à tarefa, que o diga!

Ele despejou 2 xícaras de farinha de trigo em uma tigela, fez um buraco no meio e acrescentou 2 ovos e uma pitada de sal. Misturou com uma colher e depois foi acrescentando água para dar liga e misturando com as mãos. 

Quando a massa ficou homogênea, transferiu para uma superfície enfarinhada e sovou até a ficar e lisinha (às vezes precisa colocar mais farinha).  Fica linda demais!

Cortou em 3 pedaços e esticou cada um deles com a ajuda de uma máquina de macarrão, começando com a espessura maior (número 0) e passando por todas as demais, até chegar na menor (número 4). 

Depois de esticada, passou a massa na peça de corte da máquina, com abertura pequena, para o espaguete ficar fininho (você pode fazer tudo isso na mão, esticando a massa com um rolo de macarrão e cortando as tiras com a faca). 

Colocou o espaguete em uma forma pra secar e depois cozinhou em bastante água fervente com uma colher de sal, até ficar al dente.

Enquanto isso fiz o molho, fácil, fácil:

Em uma frigideira funda, fritei 4 dentes de alho laminados em 1 fio de azeite até ficarem dourados e adicionei 1 abobrinha ralada e 1 xícara de tomate seco cortado em tiras finas, com um pouco do seu óleo. Temperei com sal e pimenta do reino e misturei bem. 

Deixei no fogo médio até a abobrinha cozinhar e depois misturei o espaguete.

Na panela já ficou bonitão, não ficou não?

Deixei mais cerca de 5 minutos no fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Servi num prato chique pra fazer jus a preparação! 

A dupla massa + abobrinha fazendo
 bonito mais uma vez!

O nosso desafio Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão tá chegando a fim! Fala pra mim, conseguiu fazer alguma receita sugerida ou só aplicar a regra no dia a dia? Há algum ingrediente em especial que você gostaria de reaproveitar com mais criatividade? Deixe seu comentário aí embaixo ou nas redes sociais! Quero muito ouvir a sua opinião!

Até mais!











Nenhum comentário:

Postar um comentário