quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tosão, dia 9: 5 passos para transformar a carne moída, o feijão e o arroz de ontem em um delicioso jantar mexicano!

Tempo de preparo: aproximadamente 30 minutos
Nº de porções: 4 
Complexidade: fácil

Uma boa saída para aquela carne moída cansadinha que você tem aí na geladeira é um belo chilli com carne! Se sobrou arroz e feijão também, que maravilha! Em poucos minutos você consegue preparar um jantar totalmente novo e diferente usando esses ingredientes tão comuns do nosso dia a dia!

Você encontrará variadas receitas de chilli com carne na internet, que geralmente se resumem a carne moída, feijão, condimentos e pimenta. E coentro! Chilli com carne sem coentro é simplesmente carne moída refogada com feijão. Não é essa a nossa intenção, né?

O legal é que sempre dá pra adaptá-la com o que a gente tem dispensa (só não vale aqueles pózinhos de tempero pronto para taco, pelo amor de Deus!). Basta uns temperinhos frescos básicos para dar à carne moída e ao feijão nosso de cada dia um saborzinho mexicano!

Em uma panela grande, aqueci 1 colher de sopa de azeite e refoguei 1 cebola média, 3 dentes de alho e 1 pimenta dedo de moça bem picadinhos. 

Quando começaram a ficar dourados, juntei uns 500 gramas de carne moída aos poucos, desmanchando os pedaços maiores com a colher até ficar bem soltinha. Temperei com sal e pimenta do reino e deixei no fogo alto até toda a água secar e dar uma dourada na carne.

Juntei 1 xícara de coentro picado, 1 colher de café de páprica picante e 1 colher de café de canela em pó e deixei cozinhar por cerca de 10 minutos no fogo médio..

Acrescentei 2 xícara de feijão cozido, 1 lata de tomate sem pele (se não tiver, use tomates frescos cortados em cubos ou molho de tomate pronto) e 1 taça de vinho tinto. 

Ficou no fogo baixo mais uns 10-15 minutos, até o caldo ficar bem grosso. Se precisar, coloque mais água no meio do caminho e ajuste o tempero, principalmente a pimenta: se estiver muito suave, adicione umas 2 colheres de molho de pimenta ou pimenta calabresa em flocos.

Para completar, o Julio fez um arroz apimentadão, refogando cebola e alho, 1/2 colher de chá de coloral e 1/2 colher de chá de pimenta chipotle em pó e cozinhou como de costume. 

Os tradicionais nachos, tortillas e tacos, ou apenas o chilli com carne em uma cumbuquinha também caem bem!


Simples e gostoso!

Ta aí: arroz, feijão e carne moída totalmente renovados nesse 9 dia do nosso desafio! Só faltam 6! Ariba!






Nenhum comentário:

Postar um comentário