terça-feira, 7 de novembro de 2017

Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão, dia 11: jantar especial num dia comum com a linguicinha que sobrou do churrasco!

Sobrou linguiça do churrasco na primeira semana do desafio. A gente reaproveitou um pouco no mexidão de quinoa e congelou o resto. 

Domingo passado teve churrasco de novo e a gente descongelou a linguiça. Sobraram dois exemplares que não podiam voltar para o freezer e também não durariam até o próximo churrasco.

A gente não curte comer linguiça durante a semana porque, vamos dizer, tá longe de ser um alimento que faz bem para a nossa saúde. Mas como a gente gosta menos ainda de jogar comida fora, bora dar cabo da linguiça!

O alho poró também tem aparecido bastante nos últimos dias, porque, deixa eu contar! Primeiro: há algumas semanas fui no Ceagesp do centro e simplesmente não consegui ignorar o maço de 12 alhos-porós enormes por meros 10,00! Quem compra sabe que o ingrediente é o olho da cara nos mercados tradicionais. E segundo: algumas semanas depois, o Peter trouxe um montão do sítio e ainda tem um montão nascendo. É alho-poró pra dar, vender, emprestar e, claro, comer. Então, dá-lhe alho-poró! 

Enfim, nesse nosso décimo primeiro dia do desafio ambos viraram risoto. Eu usei arroz branco comum mesmo e ficou tão bom quanto a receita tradicional, com arbóreo. Vença o preconceito e tente você mesmo!

Explicações devidamente dadas, vamos ao risoto!

Comecei fazendo um caldo de legumes rapidão: em uma panela grande, coloquei 1 litro de água, 1/2 cebola com alguns cravos espetados, as folhas de alho poró que eu não ia usar, 1 cenoura cortada ao meio, grãos de pimenta do reino e folhas de louro. Deixei no fogo baixo até ferver e depois mais uns 15 minutos.

Refoguei 1/2 cebola e 2 dentes de alho em um fio de azeite, como sempre, e acrescentei as linguiças sem pele, desmanchando os grumos com as mãos para formar pedaços pequenos. Deixei no fogo até água secar, a linguiça ficar dourada e quase grudar na panela.

Acrescentei 1 xícara de arroz, deixei dar aquela fritadinha boa e depois pus 1 taça de vinho branco seco (usei o sauvignon blanc). Fiquei mexendo até o vinho secar, depois adicionei outra taça e fiz o mesmo.

Quando a segunda taça de vinho evaporou, comecei a acrescentar o caldo de legumes, concha por concha, e mexer até o líquido secar. Fiz isso até o arroz ficar al dente (parcialmente cozido, não muito macio).

Juntei 1 alho poró limpo e fatiado, deixei mais uns 2 minutos no fogo só pra cozinhar um pouquinho.

Desliguei o fogo, acrescentei 1 colher de sopa de manteiga sem sal e 1 xícara de chá de provolone ralado.

E...tchanaaaan!!!! Prato bonito, suculento, saboroso

Concentração agora pra comer devagarinho, sem TV, sem celular, degustando cada garfada, sem nada mais do que uma boa taça de vinho e a companhia maravilhosa do meu lindo marido, Julio!


Comida simples com roupa de gala!

A vida é boa!

Até amanhã! 










Nenhum comentário:

Postar um comentário