sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Jantar para 15 Dias sem Gastar um Tostão, dia 14: espaguete de ontem + alcatra congelada + repolho = espaguete com bombom de alcatra e repolho refogado

Tempo de preparo: 20 minutos
Número de porções: 2
Complexidade: zero

Como a ideia é não gastar um centavo e nem jogar comida fora, inventei um molho e acompanhamentos diferentes para o espaguete que sobrou da janta de ontem. 

No Brasil, a gente não tá acostumado a comer massa desse jeito, mas na Europa é bem comum! E como lá em casa temos um representante autêntico, esse tipo de prato rola bastante e eu adoro!

O Julio refogou cerca de 1/4 de repolho roxo e 1/4 de repolho branco de um jeito maravilhoso! Ele usou 1 colher de sobremesa de banha de porco para refogar 2 dentes de alho e 1/2 cebola picadinha, acrescentou os  repolhos fatiados fininho e temperou com sal rosa, pimenta do reino e semente de coentro e deixou no fogo por uns 10 minutos, até o repolho ficar macio.  

Cortei em bifes grossos 1 pedaço de cerca de 1/2 quilo de bombom de alcatra que já estava no meu congelador há alguns meses, temperei com sal e pimenta do reino e fritei numa frigideira grande com um pouco de azeite por cerca de 3 minutos cada lado. Retirei e reservei.

Na mesma frigideira, acrescentei 1 taça de vinho tinto e raspei o fundo da panela, aproveitando o caldo da carne e as raspas da frigideira. Deixei no fogo baixo, mexendo de vez em quando, até reduzir e engrossar um pouco (rapidão, uns 5 minutos).

Coloquei o resto de espaguete nesse molho e misturei bem.

Servi com o repolho e o bife de alcatra!



Mais uma comida despretensiosa que surpreendeu em termos de sabor! E esse macarrãozinho no molho da carne? Tudo de bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário