quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Lombo ao molho de laranja com tutu de feijão e couve

Domingo em casa geralmente é um Deus nos acuda culinário. Não me lembro do último domingo que fiz um almoço de respeito. Geralmente é dia de resto do churrasco, pastel, lasanha congelada, e por aí vai... Porque domingo é dia da preguiça (e da ressaca...rs).

Mas num domingo qualquer de janeiro, acabei planejando tudo no dia anterior e rolou um típico almoço de domingo dar gosto!

Passei tanto tempo na cozinha que dificilmente conseguiria prepará-lo em outro dia. Foi relativamente fácil, mas até tudo ficar pronto levou um tempão! O lombo foi inspirado numa da receita chef Elzinha Nunes, proprietária do restaurante Dona Lucinha e apresentadora do programa Condimentos, da Chef TV (amo!). Vale cada minuto na cozinha e cada panela usada! 

Primeiro, lavei o lombo, furei a superfície com um garfo e deixei de molho na água com 200 ml de suco de limão por 1 hora.

Nesse meio tempo preparei os ingredientes da marinada: 250ml de suco de laranja, 1 cebola média picada, 5 dentes de alho espremidos, sal e pimenta do reino.

Juntei todos esses ingredientes e despejei no lombo, esfregando bem na superfície. Deixei descansar por 1 hora na geladeira (a receita pede 24, mas reduzi "um pouquinho"... rs).

Em uma panela alta, juntei 2 colheres de sopa de banha de porco e 1 colher de sopa de açúcar e deixei no fogo baixo até o açúcar derreter e formar uma calda dourada e rala.

Selei o lombo, fritando todos os lados até ficarem dourados. Juntei a marinada e mais 500 ml de água e cozinhei por 40 minutos com a panela tampada.


Antes...


... e depois!

O tutu:

Comecei cozinhando 2 xícaras de feijão carioca em água (até cobrir), 1 colher de chá de sal e 1 fora de louro na panela de pressão. Leva uns 20 minutos.

Em uma panela grande, fritei 100 gramas de bacon fatiado, 250 gramas de linguiça toscana e depois refoguei 1 cebola picada, 3 dentes de alho amassados e 1 pimentão vermelho picado.

Coloquei todo o feijão cozido, deixei uns 15 minutos no fogo baixo, com a panela aberta e depois adicionei cerca de 1 xícara de farinha de mandioca bem aos poucos, mexendo sempre. Quando começar engrossar, pode desligar.

A couve:

Fácil, fácil! Lavei, tirei os talos e fatiei bem fininho 1 maço de couve. Refoguei 4 dentes de alho picados em 2 colheres de sopa de azeite extra, coloquei a couve picada, temperei com sal e deixei cerca de 2 minutos no fogo médio, mexendo sempre, para tudo cozinhar por igual. 

Pegue um domingão, chame os amigos e encare a cozinha você também! Comida suculenta e confortável, com gosto de casa da vó, não tem preço!

Olhando agora, meu prato ficou meio humilde, não?










Nenhum comentário:

Postar um comentário